terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Especialização ou mestrado? Latu sensu ou Stricto sensu?

Após terminar o ensino médio, o que estudar? Especialização ou mestrado? Mestrado profissionalizante ou acadêmico? O que é "Lato sensu" e "Stricto sensu"?
Muito são os termos utilizados para se referir aos cursos superiores, veja o que cada um realmente significa.

Graduação: primeiro título universitário, associado à ideia de formação profissional de nível superior, embora ele não se restrinja a isto.
Estão distribuídos nos seguintes graus acadêmicos:
  • Bacharelado: Tem duração normal de 4 a 6 anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em Artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária, entre outros que constam no cadastro de cursos superiores do MEC. Incluem-se entre os bacharelados aqueles cursos que concedem titulação profissional;
  • Licenciatura: Habilita o seu titular a ser um professor em diferentes áreas do conhecimento, especialmente na Educação Básica, podendo atuar também em outros níveis;
  • Tecnologia: Habilita o seu titular a ser um Tecnólogo, ou seja, mão-de-obra especializada em diversas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas de mercado. Os cursos são oferecidos por universidades ou faculdades e sua duração varia entre 2 a 4 anos
Existem mais de 260 cursos de graduação oferecidos por entre universidades e faculdades em todo o Brasil.

      Pós-graduação: após ter concluído uma graduação, o estudante pode dar prosseguimento aos estudos, que pode ser: 
      • Lato sensu: Do latim que significa literalmente em sentido amplo. Designação aos cursos de pós-graduação que não dependem de autorização ou reconhecimento do MEC voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada. Tem duração mínima de 360 horas e embora não se dê ao estudante um título acadêmico, como mestre ou doutor, são valorizados no mercado de trabalho, devido a ter maior foco na aplicação prática dos conceitos, melhorando assim sua atuação profissional;
      • MBA: O termo é uma expressão Americana que significa “Master in Business Administration“, o que em português significa “Mestre em Administração de Negócios”. Basicamente, é um curso para especializar executivos que atuam na área de administração de empresas há pelo menos 3 anos. Apesar de ter um grau de mestrado, não representa ser mestre, pois aqui o curso não é reconhecido como mestrado. No Brasil o curso é enquadrado unicamente como uma especialização, bastante valorizado pelas empresas contratantes;
      • Stricto sensu: Do latim com significado “em sentido restrito, palavra que se refere a algo no sentido mais restrito”. A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos. São reconhecidos pelo MEC e classificados pela CAPES.

        As pós-graduações stricto sensu, abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação, são:
        • Mestrado Profissionalizante - Curso menos teórico que o acadêmico e voltado para o mercado de trabalho. O aluno deve apresentar uma dissertação - monografia - em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção de titulação;
        • Mestrado Acadêmico - Pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa. Oferece o título de mestre em determinado campo do saber, portanto é um curso direcionado para quem deseja lecionar. São cursos que exigem proficiência em outra língua, além do português, usualmente o inglês. Para obtenção do título é necessária a preparação de dissertação; 
        • Doutorado - Curso voltado para a formação de pesquisadores, dedicado exclusivamente à vida acadêmica e que busca o aprofundamento intenso em determinado campo do saber. Para obtenção do título é obrigatória a defesa de tese.
        Dissertação - Estudo aprofundado sobre um campo do saber.
        Tese - Estudo que deve acrescentar algo de novo para um campo do saber, uma nova teoria ou uma nova ideia.

        Cursos a Distância - EAD

        O mercado de trabalho hoje é muito exigente e competitivo, por isso profissionais que tem cursos específicos na sua área levam vantagem. Mas, devido a falta de tempo e o elevado custo dos cursos presenciais, nem sempre é possível se atualizar. Uma alternativa são os cursos EAD, cada vez mais procurados. A quantidade de alunos que estudam à distância aumentou drasticamente
        Mas, ai surgem muitas dúvidas: por ser um ensino diferenciado, a sua aceitação no mercado de trabalho é menor? As empresas confiam na qualidade dos cursos de Edução a Distância? As empresas contratam profissionais formados neste tipo de curso com a mesma intensidade de profissionais formados no ensino presencial? São reconhecidos pelo MEC?
        O MEC – Ministério de Educação criou um site exclusivo para consulta de instituições credenciadas e reconhecidas pelo órgão. Assim os alunos podem fazer a consulta online, e conferir se o seu curso terá um certificado reconhecido pelo MEC. É possível consultar todas as instituições de ensino do país que são reconhecidas pelo Ministério da Educação.
        Os tipos de cursos que já podem ser feitos pelo método EAD são variados, até pós graduação já pode ser realizada pelo estudo à distância.
        Mas os cursos de ensino EAD que não são reconhecidas pelo MEC também é grande, e o aluno pode optar por concluir um curso à distância mesmo sem este reconhecimento, no entanto vai ser mais complicado para conseguir ingressar no mercado de trabalho.
        Existe também a Faculdade a Distância Gratuita, que oferece um grande número de vagas, dando oportunidade a muitas pessoas que não podem cursar uma faculdade presencial tradicional gratuita.
        Atualmente o MEC está com um projeto denominado UAB (Universidade Aberta do Brasil), que terão como parceiras as instituições públicas de ensino superior, que vão levar ensino superior de qualidade a muitos municípios brasileiros que não tem acesso a este tipo de curso. E também a aquelas cidades que não tem oferta de cursos superiores suficientes para atender às necessidades da população.
        Para ter direito a uma vaga para estudar na Faculdade a Distância Gratuita através do projeto Universidade Aberta do Brasil, o candidato tem que ter concluído o ensino médio e ser aprovado na seleção feita pela instituição pública que atenderá a sua região.
        Para maiores informações sobre os cursos oferecidos para cursar através do projeto UAB, acesse o site http://uab.capes.gov.br onde você encontra também informações complementares sobre o projeto e os municípios beneficiados.
        Fonte: Portal do Mec